A automação de processos com o apoio de RPA (Robotic Process
Automation) é uma abordagem que utiliza software ou “robôs virtuais”
para automatizar tarefas repetitivas e baseadas em regras dentro das empresas.
Essas tarefas podem ser de capturar dados de sistemas externos como Web e ERP,
analisar e incluir desde a inserção de
dados em sistemas até a geração de relatórios, apoiando assim a gestão na
tomada de decisões com mais assertividade e o que é melhor, permitindo que os
funcionários se concentrem em atividades mais estratégicas, desrobotizando-os.
Principais Vantagens da RPA:
- Eficiência
Operacional: A automação reduz o tempo necessário para concluir
tarefas, o que aumenta a produtividade. - Redução
de Erros: Os robôs virtuais seguem as regras estabelecidas de forma
consistente, minimizando erros humanos. - Custo
Reduzido: A automação de processos repetitivos com altos custos operacionais,
pode ter uma redução ao substituir a necessidade de intervenção manual. - Escalabilidade:
As soluções de RPA podem ser facilmente escaladas para atender a uma carga
de trabalho crescente. - Melhoria
na Satisfação dos Funcionários: Pode melhorar em muito a satisfação dos
colaboradores, com redução de turnovers ao remover tarefas tediosas, possibilitando
aos funcionários focarem em atividades mais interessantes e valiosas.
Áreas Comuns de Aplicação:
- Atendimento
ao Cliente: Respostas Automáticas a Consultas Frequentes, Processamento
de pedidos. - Compras:
Solicitação de Compras para Fornecedores, Solicitação de Compras com base
em Regras de Gestão de Estoque, Comparação de Preços de Fornecedores, Gestão
de Contrato de Compras, Monitoramento de Prazos e Condições, Saneamento de
Cadastro de Fornecedores e Atualização no ERP, etc; - Fiscal:
Processo de Faturamento, Conciliação Fiscal, Entrada de Notas, Baixa e
Integração de Notas Fiscais, etc; - Financeiro:
Conciliação Bancária, Verificação SERASA, Baixa de Extratos Bancários,
Conciliação Lançamentos ERP, Atualização Fluxo de Caixa, etc; - Controladoria:
Conciliação Francesinha, Cadastramento de Clientes, Reconciliação de
Contas, Geração de Relatórios, Auditorias, etc; - Recursos
Humanos: RH Impostos, Benefícios, Controle de Férias, Controle de
Ponto, etc; - TI:
Monitoramento de SLA´s e Incidências, Testes Automatizados de Sistema,
Monitoramento de Dados e Alerta de Sistema, Execução de Política de
Segurança, etc;
Implementação:
A implementação da RPA requer uma análise detalhada dos
processos atuais para identificar quais tarefas são mais adequadas para a
automação, obrigando as empresas a buscarem ferramentas de RPA que se alinhe às
necessidades da empresa e garantir que a equipe esteja preparada para a
transição e para trabalhar em sinergia com as novas tecnologias.
Com a nossa parceira com a Roboteasy, colocamos à disposição
de nossa clientela as melhores ferramentas que apoiam toda a Jornada de Transformação
Digital, vamos agendar um café e uma reunião de apresentação de nossa solução.