BPM (Business Process Management)

A Atecplan adotou a metodologia BPM no seu portfólio de soluções por entender que o bom gerenciamento dos processos é que possibilita uma integração entre as áreas envolvidas, possibilitando o resultado esperado pelos clientes que adquirem algum produto ou contrata um serviço das empresas.

Pois não basta ter o processo sem que tenha um domínio completo sobre todas as etapas que o compõe, e com está percepção, desenvolvemos com base no ABPMP_CBOK uma metodologia de trabalho  para  disponibilizar aos nossos clientes a condição de ter o controle total dos processos, alcançando assim melhor rendimento e a qualidade final dos seus produtos ou serviços.

Dividimos a estrutura do desenvolvimento dos trabalhos em 4 etapas, conforme descrição abaixo:

1 Etapa – Entendimento do negócio através de levantamento junto às áreas da empresa que disponibilizam os serviços e ou produtos aos seus clientes internos e externos, definindo qual o nível de responsabilidade que tem no processo e quais as áreas que tem maior interdependência para que o processo seja bem sucedido, com isto criamos uma Base de Informações para a Modelagem dos Processos que a empresa depende para o bom funcionamento e atenda seus clientes com a qualidade e no prazo.

2ª Etapa – Modelagem dos Processos usando as ferramentas adequadas para criação dos Estudos de Caso,  que serão a base dos fluxogramas retratando as etapas que deverão ser executadas do início ao fim e detectando os possíveis “Handsoff”,  para implementar nestes pontos de ruptura as ações de correção através de notificações, aprovações e ou até mesmo a redefinição de parte do processo.

Para dar condição de controlar todas as variáveis que são necessárias para um bom desempenho das áreas envolvidas nos processos, percebemos a necessidade de agregar à nossa solução um BPMS (Business Process Management System) para apoiar as tomadas de decisão e o controle dos fatores que são inerentes ao bom desempenho, tais como:

Data Início e data término

Prioridade de execução

Validação da gerencia ou diretoria para a execução

Definição das áreas responsáveis

Notificação via e-mail para as áreas envolvidas no processo

Notificações de alertas de ações corretivas em função de risco  de                         não atender o prazo

Padronização de tarefas a serem executadas

Padronização de soluções a serem adotadas

Padronização de templates para abertura de chamados

3ª Etapa – Validação do processos através da execução em base de teste dos processos que foram definidos e desenhados no BPMS, criando uma massa de criticalidade para validar todos os processos e usuários envolvidos, comparando com os índices de satisfação a serem alcançados, monitorando e avaliando os resultados com o intuito de revitalizar a base de informações do levantamento de dados do início do projeto, dando condições de aplicar melhorias e ou até mesmo descontinuar algum processo que não faça sentido.

4ª Etapa – Otimizar os processos com base no trabalho desenvolvido até a Etapa 3, conseguimos identificar um cenário do todo e em até que ponto realmente a empresa está se interagindo com os cuidados e ações necessárias para atender a demanda de seus clientes disponibilizando o produto ou serviços de qualidade esperada dentro do prazo.

Dentre os trabalhos desenvolvidos pela empresa, temos o Caso de Sucesso a implantação da ferramenta BPMS Open Source na Rede Phoenix, projeto…… “Ler mais